quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Tesoura

Eu
Sou um punhado de brasa
Que chamusca na sua faísca
Um fuzível que queima
E desarma o painel elétrico
Uma lâmpada que estoura
Salpica seus estilhaços
O molhado gélido do mármore no refratário 
Saído direto do forno
O secador de cabelo na banheira
A corda da cortina...
A corda.

Você é o estampido da bala de festim.
É o que o fogo de artifício é para os cães.
O que são as palmas para os pássaros domesticados
E o que o som do carro é para os pombos domésticos.
É a energia que causa o olhar que eu vejo
nos cachorros que eu conheço, 
ao ver um celular
E bichos silvestres ao se depararem com câmeras
É o motivo pelo qual não se deve fazer movimentos bruscos,
ou correr, perto de animais
É o que era pra ele
Algo caindo no chão,
Um grito,
Qualquer objeto estranho,
Seringas,
Remédios,
Frutas,
Vegetais,
Em geral o escuro,
Lugares desconhecidos,
Ficar só,
Insetos,
Gatos,
Cães,
O que eu era para ele,
O que você me fez ser,
O que você era para mim,
Tudo que,
Eu via, quando olhava pra você.

Você é a brasa
Que causa o meu incêndio
E eu coloco gasolina
Até que a casa venha abaixo
Você é a usina
Que fornece energia
para que eu acenda
Todas as luzes da casa ao mesmo tempo
E os aparelhos na mesma tomada
Até que um pane na fiação dê um apagão geral
Você é o escuro
No qual eu me coloco
ao tatear a parede tentando encaixar a tomada
Sabendo o que me espera, 
com os dedinhos entre o metal e o plástico
A gota no quente do vidro fino.

Você é água.

A água que racha, que explode, 
que conduz à — ✃ ~

Nenhum comentário:

Postar um comentário